quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cidade menina.

Era uma vez uma menina chamada São Paulo. Nasceu criança, pulou a infãncia, chegou na adolescência e dela não saiu mais. Geniosa, vaidosa, bonita e feia ao mesmo tempo. A alimentaram demais e ela, assim, cresceu desproporcional, continua crescendo. Se acha importante e é importante até demais, líder do seu grupo de cidadesamigas. Viveu muita coisa, e assim amadureceu rápido, à força.

Conheci São paulo há pouco tempo.1994, cheguei na adolescência, São Paulo moça. Não me lembro, nasci e atingi em cheio seu coração, Avenida Paulista. Ainda assim, chegando no coração, não sei que sentimento ela nutre por mim. São Paulo inconstante, como sempre, as vezes me trata com indiferença, não mostrando que se importa comigo e com os outros que dividem essa vontade de conquistá-la. Hora de bom humor, nos dando lindos sorrizos –quentes- de raios de sol, hora de mal humor, invejosa, molhando a felicidade alheia com garoas intermináveis.

Aos poucos fui conhecendo São paulo. Nem sempre ela ajudava, mostrando-se infinita na maioria das vezes. Até que um dia, encontrei seu fim. Descobri que a minha mãe, e muitos adultos, assim como fogem da responsabilidade de criar um adolescente, fugiam de São Paulo aos fins de semana. É bom dar um tempo de toda a confusão que a cidade menina tem, mas eu confesso que não consigo abandoná-la por muitos dias. Tenho sempre uma vontade de voltar e saber o que está acontecendo. Como qualquer adolescente, ela é cheia de novidades.

Entre praças e prédios, museus e lugares histórios, bairros e bairros e bairros, fui me achando e crescendo. Descobrindo junto com São paulo as coisas boas da vida (e também as não tão boas assim). Descobri que não conheço São paulo nem pela metade. E que por mais fria e alheia que essa cidade possa ser, é nela que eu encontrei o meu lugar favorito. Na minha casa eu converso com São Paulo, trocamos novidades, discutimos a relação.. e só depois de sair dela me sinto pronta e confiante pra encarar tudo denovo. Minha relação com São Paulo melhora a cada dia. Percebo que ela pode ser a minha melhor amiga, se assim eu quiser e que cuidando bem dela posso continuar aqui por mais 15 ou 100 anos.

Um comentário:

  1. Li e me deu uma vontade de comentar algo a respeito, mas não sei bem o que. Só posso lhe dizer que é um belo texto, para uma bela cidade e sem duvidas feito por um cidadã fiel, ah... se todos amassemos não somente as nossas cidades assim, seria bom se amassemos o mundo, a final, ele ainda é um criança. Abraços.

    ResponderExcluir